2020/11/18

Um jovem trombonista

Diogo Câmara é um jovem de 14 anos que, desde os 12, toca trombone de vara na Banda Filarmónica Marcial Troféu. Fomos conhecer este jovem trombonista para perceber o seu amor pela música. 

Jonas Duttlinger: Qual foi a razão que te levou a fazer parte de uma banda filarmónica? 

Diogo Câmara: A razão que me levou a fazer parte de uma banda filarmónica foi o facto de, desde pequenino, participar nas Domingas e ouvir as músicas a soar. 

Há uma grande variedade de idades entre os membros da banda. Isso dificulta o relacionamento entre todos? 

Acho que não. De facto, a banda tem uma grande variedade de idades, desde elementos mais jovens a outros com mais experiência. Porém, os músicos mais jovens beneficiam dos conhecimentos dos mais velhos, portanto o relacionamento entre todos é bom. É como se fosse uma segunda família, onde os mais novos recebem conselhos dos mais velhos. 

Se eu pretendesse integrar a banda, o que precisaria de saber antes de me inscrever? 

É preciso estares consciente de que vais precisar de dedicar tempo a esta atividade e que esse tempo não pode ser dedicado a outros passatempos. Por exemplo: temos ensaios 3 vezes por semana ao fim do dia; quando há festas, temos de estar disponíveis aos fins-de-semana. 

Como é que consegues conciliar este «hobby» com a vida pessoal? A preocupação com um teste diminuiu o teu prazer ao tocar música? 

Eu consigo gerir bem o meu tempo. Primeiro faço os T.P.C. e depois estudo trombone. Isso não influencia o meu aproveitamento na escola porque eu estudo para os testes e estudo pouco trombone. 

Pretendes seguir a carreira musical? 

Não quero ser músico profissional. Tenho outros planos para o meu futuro que talvez passe pela engenharia mecânica. No entanto, nunca quero deixar de tocar música. 

Agradecemos a disponibilidade do Diogo para nos falar da sua experiência na banda. 

Sem comentários: