2022/10/21

Halloween - Biblioteca Escolar


A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação ira dinamizar, no dia 31 de outubro, nas Furnas e na Povoação, atividades de Halloween. Neste sentido, serão realizados um concurso de decoração de abóboras e um conjunto de jogos temáticos.

O Dia das Bruxas ou Halloween é uma celebrado a em vários países, principalmente no mundo anglófono, no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos-os-Santos. Começa com a vigília de três dias do Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos, incluindo santos (hallows), mártires e todos os fiéis falecidos.

Acredita-se que muitas das tradições do Halloween têm origem no antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter raízes pagãs. 

Entre as atividades de Halloween mais comuns estão  as festas e as fantasias, o "doce ou travessura", decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação e ver filmes de terror.
 


O pão-por-Deus é um peditório ritual feito por ocasião do Dia de Todos-os-Santos, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos "Dia dos Finados".

O peditório do pão-por-Deus está associado ao antigo costume que se tinha de oferecer pão, bolos, vinho e outros alimentos aos defuntos. Era costume durante o ano, nos domingos e dias festivos  oferecer, por devoção, frascos de vinho, e certos pães, que eram colocados numa toalha estendida sobre a sepultura do defunto e uma vela acesa. Também se colocava pão, vinho e dinheiro no caixão do defunto para a viagem.

Nos Açores, acreditava-se que uma alma podia azedar o pão. Para que tal não acontecesse, o pão da primeira fornada, "o pão das almas", era colocado numa cadeira na rua à porta de casa, coberto por um pano, para que a primeira pessoa que passasse o levasse para si ou desse a alguém necessitado.

No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-Deus, ou dia de todos os fiéis defuntos, era o dia em que se repartia pão cozido pelos pobres.

Registado no século XV como o dia em que também se pagava um determinado foro: "Pagardes o dito foro em cada um ano em dia de pão por Deus". O dia primeiro ou da festa de Todos-os-Santos era denominado nos documentos jurídicos do século XV "Dia de pão por Deus".

É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o santoro. O santoro é uma espécie de pão bento, um bolo comprido que se dá em dia de Finados ou de Todos-os-Santos e que é do feitio de uma tíbia. Já pedir o "santorinho", que começava nos últimos dias do mês de outubro, era o nome que se dava à tradição em que crianças sozinhas, ou em grupo, de saco na mão iam de porta em porta para ganhar doces. Em Trás-os-Montes pede-se o “pão das almas”.


Sem comentários: