O dia 10,
último dia de campanha, foi
marcado por um debate intenso entre as duas listas. Ali foram descritas pelos
cabeças de lista, as medidas de cada uma
destas. Esse
debate contou com a presença do deputado Flávio Soares (Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores).
As eleições
No dia 13 de dezembro, após o ato eleitoral, deu-se a contagem dos votos que ditou a vitória da lista A. Esta lista obteve, assim, a vantagem de ser representada na sessão escolar por oito dos seus membros, enquanto a lista B apenas contou com sete dos seus deputados. Na edição de 2021/2022 do Parlamento dos Jovens o tema de debate será as Fake News.
Apesar dos tempos atípicos que todos passamos, os jovens portugueses mostraram, mais uma vez, estar empenhados em ser uma voz ativa na nossa sociedade, apresentando as suas ideias da melhor forma possível em democracia: livre e responsável.
Após a campanha, no dia 26 de Janeiro, reuniram-se novamente as listas, para a Sessão Escolar de modo a estabelecer um acordo entre elas, sobre quais as medidas e deputados que iriam nos representar na sessão regional do parlamento dos jovens.
Num primeiro momento, realizaram-se as candidaturas a presidente de mesa, tendo existido apenas uma deputada, Daniela Costa, que se candidatou. Como a votação fora unânime, esta foi assim eleita presidente de mesa da Sessão Escolar. A presidente designou, então, a vice-presidente e a secretária, respetivamente Sílvia Pereira e Angélica Paiva das listas B e A.
Formou-se o projeto para a próxima fase baseado na fusão de uma medida de cada lista, de maneira a criar o melhor projeto para a apresentação na sessão regional, sem nunca perder o sentido destas no futuro da nossa sociedade, mas também na apresentação de propostas válidas para o tema. Foi fascinante observar como, através de uma negociação saudável, os deputados das duas listas conseguiram fundir as suas medidas, naquelas que serão as de recomendação da nossa escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário