Em março de 1572, foi publicada a obra portuguesa mais conhecida da História de Portugal: Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.
Trata-se de uma epopeia, inserida no período literário do classicismo provavelmente concluída em 1556 e publicada pela primeira vez em 1572, três anos após o regresso do autor do Oriente.
A obra é composta por dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos decassílabos.
A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da História de Portugal, glorificando os feitos do Povo Português.
Luís Vaz de Camões (Lisboa[?], c., 1524 — Lisboa, 10 de junho de 1579 ou 1580) foi um poeta português, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental.
Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente, nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas.
Pode ter estudado na Universidade de Coimbra mas a sua passagem pela escola não é documentada.
Sem comentários:
Enviar um comentário