O Rede de Palavras entrevistou Pedro Damião Ponte, o autor do blogue Um Olhar Povoacense (http://olharpovoacense.blogspot.com/), um projeto de índole jornalística do concelho da Povoação.
Profissão: Assistente Administrativo
Hobbies: Blogue Olhar Povoacense e ciclismo.
Olhar Povoacense |
Rede de Palavras: Em que consiste o projeto Um Olhar Povoacense e quais os seus objetivos?
Pedro Damião Ponte: Nasceu com o objetivo de divulgar os acontecimentos mais relevantes do concelho da Povoação, com o objetivo, principalmente, de chegar às comunidades emigrantes que são aquelas que sentem mais a saudade da sua terra.
RP: Quando foi criado o blogue?
PDP: O blogue foi criado em 28-01-2013.
RP: Qual tem sido o feedback que tem tido dos seguidores do blogue e da população em geral?
PDP: Tem sido um feedback muito positivo principalmente das comunidades emigrantes pois, sempre que vêm emigrantes à Povoação, desejam conhecer a cara que está por trás do Olhar Povoacense, embora muitas pessoas pensem ser o Olhar Povoacense uma empresa ou gerido por várias pessoas.
RP: Que equipamentos e que preparação/pesquisas são necessárias para a realização dessa atividade jornalística?
PDP: Computador, máquina fotográfica, máquina de filmar, telemóvel... Para além dos vários meios, o uso do Google é necessário para ter o conhecimento das atividades das instituições do concelho, como também é muito importante ter uma boa relação com o Gabinete de Comunicação Social da Câmara Municipal da Povoação que é quem mais gera notícias sobre o concelho.
RP: Que dificuldades sente/sentiu durante essa atividade?
PDP: Uma das principais dificuldades é o concelho ser muito esparso, o que torna muito difícil que uma pessoa só consiga reportar os vários acontecimentos/atividades que acontecem, por vezes, em simultâneo pelas várias freguesias do concelho. Outra dificuldade é o tempo e algum dinheiro que se gasta nesta atividade, mesmo sendo um hobby.
RP: Tem tido apoio/colaborações de instituições, empresas ou mesmo do Estado?
PDP: Não tenho qualquer tipo de apoio. O que surgem são algumas ofertas de particulares e até de algumas instituições, no reconhecimento do trabalho desenvolvido.
RP: Considera que a comunidade está sensível e/ou colabora consigo na boa execução deste projeto?
PDP: A comunidade gosta de se informar dos acontecimentos do concelho mas, quando se pede algum tipo de colaboração, é muito difícil consegui-la porque, nos dias que correm, ninguém está disposto a fazer seja o que for sem receber algo em troca.
RP: Que balanço faz do trabalho desenvolvido até agora?
PDP: Muito positivo visto ser um hobby. A 28 de Janeiro de 2018, o Olhar Povoacense completou 5 anos de atividade atingindo impressionante número de 3461,354 visualizações o que, por si só, me deixa satisfeito por se tratar apenas de um hobby. O que me deixou também satisfeito foi o reconhecimento da Câmara Municipal da Povoação que, a 3 de julho de 2016, atribuiu o diploma de Mérito Social ao blogue Um Olhar Povoacense, sendo este o reconhecimento do trabalho desenvolvido até agora.
RP: Que projeto(s) gostaria de implementar e quais as razões pelas quais ainda não foi possível realizá-lo(s)?
PDP: Para realizar outros projetos, o blogue Um Olhar Povoacense teria de deixar de ser um hobby o que, neste momento, não é possível... Claro que muito mais poderia ser feito, o que depende do tempo da disponibilidade, dos recursos, matérias e de algum tipo de financiamento.
O Rede de Palavras agradece a Pedro Damião Ponte a disponibilidade em conceder essa entrevista e deseja muitos sucessos ao Olhar Povoacense.
Agradecimento de Pedro Damião Ponte:
Fica expresso o agradecimento ao clube de jornalismo Rede de Palavras por esta entrevista o que, por si só, também é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo bloque Um Olhar Povoacense.
Uma palavra também de reconhecimento à comunidade emigrante pelo carinho e pelo incentivo que tem dado a quem está por trás do blogue.
Por último e para que fique esclarecido, o blogue" Um Olhar Povoacense" não é uma empresa e não tem uma grande equipa a trabalhar como alguns julgam. É o trabalho desenvolvido apenas por uma pessoa que, por carolice e gosto em divulgar o que de mais relevante se passa no concelho da Povoação, irá mantendo atualizado o nosso blogue.
Maria P.
Sem comentários:
Enviar um comentário