No dia 02 de abril de 2025, alunos do 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário, participaram numa dinâmica atividade de Peddy-paper, organizada pelo 10.º C, que percorreu diferentes estações temáticas, no âmbito dos seguintes domínios de Cidadania e Desenvolvimento: Direitos Humanos, Empreendedorismo e Saúde.
Alguns grupos iniciaram pela estação dos Direitos Humanos, na biblioteca da escola, com um PowerPoint elaborado e apresentado pelas alunas Chelsea Alves e Júlia Medeiros, com o objetivo de transmitir informações para um posterior quiz no Kahoot. Este foi realizado pelos alunos Gonçalo Moreira, Joana Medeiros e Leandro Pereira, com o intuito de testar os conhecimentos que os grupos adquiriram na apresentação.
Os alunos Joana Medeiros e Leandro Pereira, também do grupo dos Direitos Humanos, executaram, na sala B10, um jogo - “A Cidade Dorme” - com a finalidade de entreter os restantes grupos, enquanto a biblioteca estava ocupada com outros participantes.
Seguidamente, os participantes dirigiram-se à estação do Empreendedorismo. Os responsáveis por esta implementaram uma dinâmica interativa que envolvia balões presos a um quadro de cortiça. Cada grupo podia rebentar 6 dos 9 balões disponíveis, na esperança de encontrar uma pergunta escondida no seu interior, num jogo de sorte e azar.
Por seu lado, as alunas Catarina Pacheco, Juliana Freitas e Raíssa Aguiar ficaram encarregues de realizar as perguntas, enquanto o aluno David Couto se dedicou a animar os colegas que aguardavam a sua vez. Já o aluno Diogo Arruda ficou responsável pela reposição dos balões e pela organização do espaço, garantindo que tudo permanecia limpo e preparado para o grupo seguinte.
Por último, mas não menos importante, a estação da Saúde, situada na sala de convívio dos alunos. A dinâmica do jogo de matraquilhos foi conduzida pelos grupos participantes e pelos organizadores, Mateus Sousa e Raul Raposo. Os exercícios de educação física ficaram a cargo da aluna Matilde Costa e as questões foram realizadas pelos alunos Clarisse Linhares e Gonçalo Ferreira.
Assim que os grupos chegavam, primeiramente respondiam às questões; quando terminavam, dirigiam-se para os matraquilhos, onde competiam com os responsáveis pela atividade. Enquanto aguardavam a vez para jogar nos matraquilhos, os alunos aproveitavam para fazer exercícios físicos.
Concluindo, esta experiência do Peddy-paper revelou-se muito mais do que uma simples atividade escolar. Foi um momento de aprendizagem viva, onde cada aluno pôde explorar temas importantes e divertir-se ao mesmo tempo. No total, houve 14 grupos participantes. Apesar de alguns imprevistos, como o mau tempo, os alunos conseguiram superá-los e realizar com sucesso o projeto de Cidadania e Desenvolvimento, sob a orientação da professora Rosa Martins Cabral e com a indispensável colaboração dos restantes docentes da turma.
A turma C, do 10.º ano
Sem comentários:
Enviar um comentário