2025/01/21

Cidadania e Desenvolvimento - "Os pilares da nossa escola" - entrevistas - 8º A

 


Entrevista ao Presidente da Assembleia da Escola  - Professor Tiago Pinto

Introdução 

Bom dia somos da turma A do 8ª ano. 

Estamos a explorar o domínio dos Media no âmbito da disciplina de Cidadania e, por essa razão decidimos entrevistar os órgãos recentemente eleitos da nossa unidade orgânica. 

Atendendo à recente eleição para a assembleia de escola achamos importante recolher o seu testemunho.

1- O que o levou a candidatar-se para esse cargo? 

T.P.O cargo da assembleia é um cargo importante na nossa escola é o órgão que regula a atividade da escola na parte administrativa e saí do conselho executivo e entendi que poderia fazer alguma coisa de útil para a escola sendo presidente da assembleia da escola, esse acabou por ser o verdadeiro motivo. 

2- De forma a esclarecer o público pode explicar em que consistem as funções do seu cargo? 

T.P.A assembleia da escola é o órgão onde se dá a participação de toda a comunidade escolar. Na assembleia da escola estão os professores, funcionários, os alunos e os pais, portanto neste órgão existe um conjunto de individualidades que ajudam a participação na escola, também tem a Câmara Municipal entre outras entidades, portanto é um órgão muito importante onde se discutem as estratégias para a nossa escola que afetam diretamente os nossos alunos. 

3-Considera que esta escola necessita de mudanças? O que acha mais necessário? 

T.P. Todas as escolas precisam de se renovar de alguma forma, a nossa escola se calhar começar pela infraestrutura, pelo edifício-sede também precisava, só que isso não cabe aos órgãos internos da nossa escola. Podemos pedir que seja feita uma escola nova, que seja reforçada e melhorada mas a decisão não é nossa. Podemos é fazer pressão pois todos os órgãos da escola estão a esforçar-se para que seja construída uma nova escola, era uma coisa realmente importante para nós, para os alunos e também para dar melhores condições a quem trabalha cá na escola. 

4- Sabemos que anteriormente desempenhava outra função num outro órgão. Acha  o novo cargo igualmente trabalhoso? 

T.P. Não, o conselho executivo é um órgão muito mais trabalhoso, com muito maior responsabilidade e muito maior carga de trabalho. Já a assembleia é um órgão consultivo onde nos chega um conjunto de documentos, opiniões e situações para nós darmos a opinião enquanto assembleia da escola. O conselho executivo é um órgão executivo que tem que fazer tudo o que é necessário. 

Portanto é um cargo com muito maior responsabilidade e difícil. 

Elaborado por: 

Micaela Bairos 

Laura Pacheco

Jennifer de Souza

Gonçalo Pacheco


Entrevista ao Presidente do C.P da EBSP - Professor Sérgio Pacheco


Bom dia, somos da turma do 8º A e estamos a explorar o domínio dos Media no âmbito da disciplina de Cidadania e por essa razão decidimos entrevistar os órgãos recentemente eleitos da nossa unidade orgânica. Atendendo ao facto de que é Presidente do Conselho Pedagógico e assumiu o cargo recentemente achamos por bem fazer esta entrevista

Como se sentiu ao ser eleito como presidente para o Conselho Pedagógico?

Sérgio Pacheco - É sempre uma honra quando ocupamos um cargo nesta escola, portanto senti-me muito honrado em ocupar mais esse cargo. Já fui presidente do Conselho Executivo, agora sou presidente do Conselho Pedagógico, tudo o que é trabalhar para a nossa escola, para o bem dos nossos alunos é sempre uma honra para mim.

De forma a esclarecer o público pode explicar em que consiste o desempenho do seu cargo?

S.P. - A função do cargo de Presidente do Conselho Pedagógico é manter aqui algum equilíbrio e alguma ponderação em relação às decisões que depois têm um impacto muito grande como o funcionamento das aulas, no modo em que vocês são avaliados, portanto tudo o que diz respeito ao funcionamento da área pedagógica compete ao Conselho Pedagógico gerir essa situação 

Considera que esta escola precisa de mudanças, o que acha mais necessário?

S.P. - O que é necessário e o que precisamos, o mais necessário em termos físicos era de uma escola nova e que obviamente na minha opinião, que é uma opinião que tenho há algum tempo e que partilho com praticamente toda a comunidade educativa. Nós precisamos de uma escola nova e não podia ser feita aqui na Vila da Povoação, é isso que é o principal problema para as pessoas que se opõem  a questão de uma escola nova é ela ter que sair da Vila, para mim isso não é um problema , porque o nosso compromisso são os alunos, os nossos alunos estão a ser prejudicados por precisamente por não ter uma escola nova com as devidas condições , tudo o resto para mim é perfeito nessa escola. Os nossos alunos são perfeitos, são alunos com vontade, são alunos que acreditam em si, alunos que se esperam o melhor em si e da minha perspetiva a esse respeito não há nada a mudar, é continuar num bom trabalho.

Recorre as técnicas de organização na gestão do seu tempo, pode revelar algumas?

S.P. -  Eu sou um pouco complicado na questão do tempo porque estou envolvido em muitas coisas ate chegar à conclusão. Não só numa escola, mas numa comunidade. O professor é uma pessoa que trabalha e está integrado em tantas instituições fora do âmbito escolar e isso muitas vezes é difícil de gerir temos que andar sempre a correr. A organização passa por, nomeadamente, nos momentos em que temos mais algum silêncio refletirmos sobre aquilo que temos que fazer , que temos que organizar para o dia seguinte e para a semana seguinte. Temos que pensar pelo menos de semana a semana para fazer uma planificação do que é que temos de fazer e das condições que são necessárias para concretizarmos aquilo que temos para fazer, portanto passa por uma boa planificação e reflectirmos bem sobre tudo o que temos que fazer na semana seguinte. 

Desempenhar esse cargo é muito exigente, como tem sido gerar todo essa carga?

S.P. - Desempenhar o cargo é exigente como qualquer cargo que dê respeito e responsabilidade. Em relação aos nossos alunos, ao funcionamento da nossa escola é exigente, e na minha prespetiva o cargo mais exigente que nós temos cá e talvez por ter passado por ele, é o cargo de Presidente e vice-presidente do Conselho Executivo. Portanto, às vezes nós não temos a noção, mas quem está no Conselho Executivo trabalha muito mesmo para a nossa escola, são cargos mesmo muito cansativos. Da parte do pedagógico   quando nós temos coordenadores de departamento, quando temos bons coordenadores de diretores de turma, portanto quando temos bons coordenadores do primeiro ciclo, aí o trabalho a mim só me compete a coordenar esta gente.  Neste momento o presidente do Conselho Pedagógico tem pessoas de muita capacidade e conhecem muito bem a nossa escola, sabem muito bem o que é que os nossos alunos precisam, a minha função torna-se mais fácil mas não devia ser uma responsabilidade muito grande. Atenção se eu falhar a muita coisa, obviamente que no vosso dia a dia vai falhar também.

 Muito obrigado, tenha um ótimo dia.

Elaborado por:

Bianca Duarte

Nuno Rocha

Lara Medeiros

Doriana Cabral

Entrevista à Presidente do Conselho Executivo EBSP - Professora Elsa Silva


Bom dia, somos a turma A do 8º ano, estamos a explorar o domínio dos Media no âmbito da disciplina de Cidadania e por esta razão decidimos entrevistar os órgãos recentemente eleitos da nossa unidade orgânica atendendo o facto de que assumiu o cargo de presidente do conselho executivo recentemente decidimos entrevistá-la.

1- O que a levou a candidatar-se a esse cargo?

Elsa Silva: Para dizer a verdade foi uma decisão extremamente difícil, como vocês muito bem sabem porque foram meus alunos, eu adoro dar aulas e, portanto, deixar de dar aulas não foi uma situação ou uma decisão fácil, no entanto a escola necessitava de alguém que encabeçasse uma lista e se candidatasse a este cargo. Depois de muito pensar muito mesmo, resolvi entrar porque a escola não é só dar aulas, também precisa de funcionários então eu achei que tinha competências para por esta escola a funcionar.

2- De forma a esclarecer o público pode explicar em que consistem as funções do seu cargo?

E.S.: O meu cargo é um cargo basicamente de gestão, de gestão de tudo, parte financeira porque a escola não funciona sem a parte financeira, tem o conselho administrativo, a gestão de pessoal, portanto colocar todos os funcionários, professores para que a escola possa funcionar e depois a parte disciplinar também, que é aquela que menos gosto e que há de ser para chatear aqui, que está relacionada com os alunos, portanto, o comportamento também.

3- Considera que esta escola necessita de mudanças? O que acha mais necessário?

     E.S.: Esta escola precisa de mudanças há muitos anos, não é de agora como vocês muito bem sabem, porque vivem aqui nesta escola. É uma escola já com muitos anos que tem algumas carências, desde logo, por exemplo uma sala de convívio porque nós temos ali uma pequena sala de convívio, mas não é o ideal para vocês. A nível dos funcionários não têm um local onde possam também ter as suas coisas, conviver também faz falta, a nível dos laboratórios embora eles hoje em dia estejam mais bem equipados continuam a não ser, efetivamente, um laboratório. Temos falta também de alguns equipamentos, e depois a escola em si, parte dos alunos tem que ir lá para baixo para o pavilhão municipal porque o nosso ginásio não tem capacidades suficientes para ter os alunos a fazer Educação Física ao mesmo tempo e depois o simples facto de ser um edifício mais antigo com infiltrações e por aí fora, portanto a primeira coisa seria uma escola nova ou então uma escola remodelada na totalidade, pensada de novo para a atualidade, não uma escola pensada para os anos 70 que foi quando a escola foi construída.

4- Recorre às técnicas de organização e gestão do tempo no seu dia a dia? Pode revelar algumas?

      E.S. - Nestes primeiros meses tem sido difícil, porque como era um cago  novo eu tinha que me ir adaptando e portanto o meu horário não foi muito flexível, passava mais horas na escola do que propriamente em casa. No entanto, sim, agora já vamos começando a gerir o nosso horário. A técnica é por limites: chega. Foi basicamente fazer isso, foi ter consciência do trabalho que devíamos ter feito no tempo que devíamos ter feito e a partir daí, parou, agora somos não da escola, mas da casa, da família. Sim, agora sim, no início foi muito difícil.

Desempenhar este cargo é muito exigente. Como tem sido gerir esta carga?

E.S. – Com paciência e acima de tudo com a consciência de que é um cargo de grande responsabilidade das minhas decisões ou das decisões tomadas aqui neste C.E. são fundamentas para o funcionamento da escola e por isso mesmo tem de ser muito bem pensado.

Elaborado por: 

Alexandre Cidade

Hugo Melo

Henrique Narciso

Filipe Pereira


Entrevista à Chefe dos Assistentes Operacionais –  Assistente Operacional Carla Loura 


Boa tarde, somos da turma A do 8º ano. estamos a explorar o domínio dos media no âmbito da disciplina de Cidadania e, por essa razão, decidimos entrevistar os órgãos, recentemente eleitos, da nossa unidade orgânica. Atendendo ao facto de que a representante das auxiliares de educação assumiu o cargo recentemente, a entrevista estende-se a ela também.

1. Há quanto tempo trabalha nesta escola?

“Eu entrei nesta escola em outubro de 2019”.

2. Que preparação precisou para se tornar chefe dos funcionários?

“Tive de estudar algumas leis e em articulação com o conselho executivo fomos aprendendo umas com as outras para que tudo fosse melhor”.

3. De forma a esclarecer o público, pode explicar em que consistem as funções do seu cargo?

“ As funções são gerir os funcionários nas suas horas de trabalho, o horário de trabalho, colocá-los em várias escolas porque não é só esta escola, as escolas primárias também. Os funcionários das escola primárias também são da minha responsabilidade e dar falta aos professores. Ainda tentar que os alunos mantenham a ordem nas áreas escolares, zelar pelo bom funcionamento de toda a unidade orgânica”.

4. Recorre a técnicas de organização e gestão de recursos humanos? Pode revelar algumas?

“ Primeiro fazer como um líder deve fazer que é coordenar por exemplo respeitar todos os funcionários."

5. Desempenhar esse cargo é muito exigente? Como tem sido gerir toda essa carga?

“ Não tem sido fácil , por ser a primeira vez que o faço mas também com o apoio  de todos os funcionários e professores , assim é que se torna possível “

Elaborado por:

Jiachen Luo

Elisabete Cardoso

Alicia Resendes

Isabel Cabral

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