Caminhos para uma Escola plural e participativa
Fase Escolar
Alunos do 3.º ciclo aceitam o desafio de participar no Parlamento dos Jovens
No início do ano letivo, os alunos do 3.º ciclo começaram a organizar-se para constituir as listas, de modo a cumprir as indicações e os prazos definidos no Calendário das Ações elaboradas pela comissão eleitoral escolar. O dia 11 de janeiro de 2024 representou o início oficial aos trabalhos, tendo os alunos do 3.º ciclo assistido a uma Sessão de Esclarecimento sobre o tema proposto para este ano, "Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa", dinamizada pelo professor de História, que falou sobre o ensino durante o Estado Novo, esclarecendo os presentes sobre a arquitetura dos edifícios escolares, o funcionamento das aulas, o aparecimento da telescola e sobre a evolução da escolaridade obrigatória em Portugal. Partindo do passado e pensando no presente e no futuro, foram também sugeridas pistas para reflexão e debate.
A Campanha Eleitoral decorreu dos dias 15 a 19
de janeiro, sendo dias de muito nervosismo em que ambas as listas trabalharam
muito e mostraram as suas propostas. Fizeram diversas atividades para conquistar
os votos dos colegas, como jogos didáticos e uma sessão de cinema sobre o 25 de
abril.
Os trabalhos desta Sessão foram iniciados pela Professora Coordenadora e, depois presididos por uma aluna deputada, candidata, eleita presidente da mesa de acordo com o regimento. A mesma assumiu as suas funções, seguindo o Guião do Presidente da Mesa da Sessão escolar, dando todas as indicações necessárias aos deputados para a apresentação e argumentação das medidas propostas. Neste debate participaram os deputados eleitos e foram discutidas as medidas já apresentadas. Nesta sessão foram ainda eleitos os dois deputados efetivos e o suplente bem como a candidata a presidente da mesa para representar a escola na sessão regional do Parlamento dos Jovens. Ainda nesta sessão foi proposto o tema da Inteligência Artificial para ser debatido no próximo ano.
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