A semana de 29 de Maio a 2 de Junho foi totalmente dedicada à arte e ao intercâmbio cultural, não tivesse esta mobilidade do projecto iCulture decorrido no Liceo Artistico Carlo Contini, na cidade italiana de Oristano, ilha da Sardenha.
A EBS da Povoação fez-se representar pelos alunos Afonso Nazaré (12.º A), Filipa Amaral (11.º B), Maria Ormonde (10.º A) e Miguel Casado (10.º A), acompanhados das professoras Carla Moreira e Telma Bernardes. Os participantes portugueses e os seus parceiros franceses, noruegueses e polacos foram recebidos pela equipa italiana, que preparou e dinamizou as actividades.
Orientados por professores de arte e de cenografia, os participantes estudaram e realizaram três Tableaux Vivants, inpirando-se em três reconhecidos pintores: Leonardo Da Vinci, com ‘A última Ceia’; Caravaggio, com ‘A Vocação de S. Mateus’, e Goya, com ‘Os Fuzilamentos de 3 de Maio’.
Além do trabalho no âmbito dos Tableaux Vivants, os alunos apresentaram trailers por si realizados sobre as seguintes temáticas: tolerância, direitos das mulheres, paz, multiculturalismo e desporto e cultura. Realizaram também um workshop de olaria.
Sobrou ainda tempo para conhecer a região, destacando-se o dia passado na Península de San Giovanni di Sinis, visitando as ruínas do sítio arqueológico de Tharros, apreciando a paisagem e aproveitando as belas praias.
A semana passada em Oristano correspondeu à mobilidade conclusiva do projecto bienal iCulture, que, no âmbito do programa Erasmus+, teve como objectivo central a aplicação de ferramentas digitais à performance teatral. As cinco mobilidades realizadas ao longo destes dois anos contribuíram para alcançar aquele objectivo. O método laboratorial escolhido para promover a aprendizagem não formal, através das sessões de expressão corporal, música e arte, revelou-se um excelente instrumento de transmissão de conhecimentos e favoreceu, através da cooperação e intercâmbio entre os diferentes idiomas e nacionalidades, amizades duradouras e experiências inesquecíveis.
Este artigo foi intencionalmente escrita de acordo com a ortografia da Língua Portuguesa anterior à implementação do AO 90.
Sem comentários:
Enviar um comentário