2023/04/05

Parlamento dos Jovens - Ensino Básico - Reportagem

 

SESSÃO REGIONAL

Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?

No dia 20 de março de 2023, decorreu a tão esperada sessão regional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), com o objetivo principal de debater a opinião dos jovens açorianos sobre o tema da saúde mental. A sessão começou às 9 horas com a cerimónia de abertura presidida por sua excelência o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Dr. Luís Garcia, que depois de saudar os presentes e manifestar o seu agrado por este tipo de iniciativa, cedeu o seu lugar ao presidente de mesa por um dia, o aluno João Róias, da Escola Básica Integrada de Ponta Garça, que apresentou a ordem de trabalhos da sessão e deu início aos mesmos.

Os convidados para esta sessão foram o Diretor Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Dr. Rui Espínola, o deputado da Assembleia da República, Dr. Rui Tavares, e os deputados da ALRAA, Dra. Célia Pereira do Partido Socialista e Dr. Nuno Barata da Iniciativa Liberal. Depois da intervenção dos convidados, a sessão prosseguiu com perguntas dos deputados eleitos por um dia aos convidados, com o tempo limite de 5 minutos por escola.  As perguntas mais frequentes estiveram relacionadas com o papel e a capacidade de intervenção do Governo na resolução deste problema. Terminado este período, o Presidente da Mesa deu continuidade à sessão com a apresentação dos projetos de recomendação propostos por cada escola, com o tempo definido de 6 minutos para apresentação de cada um. Entretanto, decorreu numa sala em paralelo ao plenário uma conferência de imprensa com os jornalistas e os convidados já referidos. Após as conferências de imprensa, os jornalistas foram conduzidos até às cabines, onde continuaram a assistir à sessão até ao final dos trabalhos da parte da manhã, aos quais se seguiu a interrupção para almoço.


Da parte da tarde, depois de tirada a foto de grupo a sessão prosseguiu consoante o previsto na agenda. Assim, os grupos de trabalho foram distribuídos por diferentes espaços para deliberarem sobre os projetos de recomendação atribuídos a cada grupo e consequentemente apresentarem as conclusões desse trabalho efetuado no plenário. Simultaneamente, os jornalistas realizaram uma visita guiada ao edifício da ALRAA e aos espaços envolventes.

Para a 3.ª Fase, na Sessão Nacional na Assembleia da República, foram apurados o Projeto de Recomendação mais votado, que foi apresentado pela Escola Básica 1,2,3/JI dos Biscoitos; os deputados eleitos foram os candidatos da Escola Secundária Domingos Rebelo, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Escola Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes e da Escola Básica 2, 3/S Lajes do Pico e como porta-voz foi eleito um dos deputados da Escola Secundária Domingos Rebelo. Para encerrar todo o processo, para o próximo ano letivo foi proposto pela Escola Básica 2,3 da Maia o tema “Distúrbios alimentares nos adolescentes”.

Concluindo, a opinião geral dos participantes foi de satisfação pela participação, envolvimento e laços criados que esta experiência proporcionou, tal como afirmaram os deputados da Escola Básica 1,2,3 /JI das Furnas que destacaram a “importância para os jovens conhecerem mais sobre a política em geral e o funcionamento desta instituição em particular, pois percebemos que os jovens são escutados e isso deve ser mostrado à sociedade.”

Depois de questionados, alguns deputados presentes concordaram que repetiriam a experiência e havendo possibilidade dariam continuidade aos trabalhos.


Sem comentários: