Numa primeira fase, foi apresentado, às turmas do 9º ano, o papel da ONU na promoção da paz e da segurança no mundo, nomeadamente algumas das missões de paz nos países em desenvolvimento, como por exemplo no Haiti e na República Democrática do Congo.
Seguidamente, realizou-se uma exposição na escola para a comunidade escolar. Os trabalhos expostos focaram-se nas instituições de segurança internacionais e nacionais, como a ONU, a UE e a PSP, quais as suas funções, os seus modos de atuação e as responsabilidades “especiais” adquiridas no contexto pandémico atual.
Este projeto teve o propósito de sensibilizar e informar a comunidade escolar, de modo a despertar e desenvolver a sua consciência cívica e social. Se todos os países respeitarem as leis e os acordos, viveremos num mundo em paz. O direito à segurança implica que os cidadãos devem poder viver de forma segura e tranquila, livres de ameaças ou agressões por parte dos poderes públicos e dos outros cidadãos.
Cabe a cada um de nós contribuir para a segurança da nossa localidade, do nosso país ou do mundo. É um dever e também é um direito sentirmo-nos seguros e desfrutarmos da paz nesta casa que é de todos – o planeta TERRA.
Sem comentários:
Enviar um comentário