2020/12/16

Direitos Humanos - Interculturalidade - FT PROFIJ RB


 Trabalho realizado na componente de Formação Tecnológica de Restaurante-Bar, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento.

   O chá 

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes de planta do chá (Camellia Sinensis), geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido, de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos. 
 A Camellia Sinensis é uma espécie da família Theaceae. Foi, originalmente, descrita por Lineu como Thea sinensis, mas este nome caiu em desuso quando se notou que os géneros Thea e Camellia não apresentavam diferenças significativas entre si. É uma árvore de até 15 m. de altura, nativa das florestas do nordeste da Índia e sul da China. 
 Apesar da altura máxima elevada, as podas constantes evitam que ultrapasse 1,5 m., e os indivíduos cultivados desta maneira raramente florescem. Possui folhas oblongas, escuras, lustrosas, com nervuras bem marcadas nas superfícies, de margem inteiramente denteada, e as folhas mais novas são cobertas de pequenos tricomas brancos. As flores surgem solitárias ou aos pares nas axilas das folhas. São pequenas, com pétalas brancas e perfumadas, possuem muitos estames e um pistilo com 3 estigmas. 
Os frutos são cápsulas pequenas, globosas, com 1 a 3 sementes também globosas. É possível produzir óleo para o consumo humano a partir das sementes desta planta. 

Origem / História 

 O uso do chá, enquanto bebida, da época da dinastia Tang. Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses, que chegaram ao Japão em 1543. Passado pouco tempo, a Europa começou a importar as folhas, tornando-se assim o chá uma bebida popular, especialmente entre as classes mais ricas.

 Portugal foi pioneiro em relação à introdução e consumo do chá na Europa.

 O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra e, assim, pode ser situado cerca de 1660. Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também apreciado pelos homens. O seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo bebido a qualquer hora do dia, até o início do século XIX, quando a tradição do chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres. 

 Em 1750, começou o cultivo do chá na ilha de São Miguel. As plantações foram introduzidas em zonas de microclima, como o Porto Formoso e Capelas, cuja primeira colheita rendeu 10 kg de chá preto e 8 kg de chá verde. No entanto, seria só um século mais tarde que, com a chegada de mão de obra especializada, a produção se tornaria consequente, passando a haver uma aposta na industrialização do processamento após a coleta das folhas. Atualmente, o chá produzido nos Açores, sob as marcas Gorreana e Porto Formoso, é considerado um chá biológico. O processamento deste, desde o cuidado dos arbustos até à colheita, é o mesmo há 250 anos. Este chá tem praticamente toda a sua produção dividida entre a região dos Açores, a comunidade da ilha na diáspora e o Reino Unido. 
 Nativo de regiões subtropicais com clima de monções, o chá também é cultivado em climas tropicais, obtendo maior sucesso em regiões de altitude elevada. Quantitativamente, das cerca de 3.000.000 de toneladas produzidas anualmente, metade é produzida pela China e Índia, em proporções iguais. 60% do restante é produzido pelo Quénia, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Na Europa apenas é cultivado nos Açores, onde são produzidas anualmente cerca de 40 toneladas. 
 O cultivo e produção do chá também se encontra no Brasil, sendo que a maior parte da produção é voltada para a exportação. 
Em todas as regiões produtoras de chá, o cultivo é semelhante, utilizando árvores podadas, para facilitar a colheita, e relativamente jovens, sendo substituídas quando começam a perder produtividade, com cerca de 50 anos. Notáveis exceções incluem o Gyokuro, chá verde japonês, protegido do sol durante o cultivo, e o Pu-erh, tradicional chá do sudoeste da China, que utiliza árvores com dezenas de metros e centenas de anos, muitas delas selvagens. 

Variedades 
  • O chá preto produzido fora da China toma normalmente o nome da região de origem: Darjeeling, Assam, Ceilão, Nilgiri, entre outras. 
  • O chá verde e o chá preto têm antioxidantes, mas de tipos diferentes. O chá verde é mais rico em catequinas, especialmente o galato de epigalocatequina, enquanto que o chá preto contém uma maior variedade de flavonóides. O chá Oolong é intermédio, sendo o mais famoso o chá da Formosa. O chá branco, de folhas de chá muito jovens, é muitas vezes considerado um tipo distinto, embora ocasionalmente seja agrupado como um chá verde devido ao processamento simples. O chá branco produz uma infusão delicada que a maioria das vezes retém uma doçura residual leve.
  Todos os tipos são vendidos como chás "simples", quando são uma única variedade, ou "misturas" (blends). 
Há vários chás que contêm aditivos e/ou processamentos diferentes das variedades "puras". O chá tem a capacidade de adquirir qualquer aroma facilmente, o que pode trazer problemas no processamento, no transporte, ou na sua armazenagem, mas essa capacidade também deve ser aproveitada vantajosamente para preparar chás aromatizados. 
  • O chá de jasmim é espalhado conjuntamente com flores de jasmim durante a oxidação e ocasionalmente são deixadas algumas flores no chá como decoração. Muitas outras flores, como a rosa e outras flores perfumadas, são usadas como aromatizantes do chá na China. 
  • O chá Earl Grey é geralmente uma mistura de chás pretos, com adição de essência de bergamota (fruto da família dos cítricos originário de Itália). 
  • Chás com especiarias, tais como o indiano massala chai, aromatizados com especiarias tais como o gengibre, o cardamomo, a canela, a pimenta preta, o Cravo-da-índia, o louro indiano e por vezes a noz-moscada são comuns no sul da Ásia e no Médio Oriente. 
  • O chá com hortelã é chá verde forte com hortelã-verde, preparado nos países do Magrebe. 
  • O Jagertee é chá com adição de rum. 

O Dia Internacional do Chá - 15 de dezembro. 

Ao contrário do que se possa pensar, o Dia Internacional do Chá não foi criado para se degustar uma chávena de chá. Pode fazer isso neste dia, sim, mas o verdadeiro objetivo da data é chamar a atenção dos governos, das organizações e da população mundial para os problemas da produção do chá que os trabalhadores das plantações de chá atravessam, assim como os pequenos produtores e consumidores.
  • Garantir os direitos destes trabalhadores e alcançar preços justos são alguns dos objetivos deste dia. 
  • A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 2005 em Deli, na Índia e desde então foi ganhando relevo a nível mundial. 
  • A data começou como uma resposta à crise da indústria do chá em 1998 e tornou-se numa data muito popular nos países produtores de chá, tais como o Bangladesh, Índia, Nepal, Vietname, Indonésia, Quénia, Sri Lanka, Malavi, Uganda, Malásia e Tanzânia. Para além dos países produtores, os países consumidores de chá, como a Holanda, a Inglaterra, a França e a Alemanha também aderiram à efeméride.

Sem comentários: