2019/05/15

Poemas - lembrança e procura


Poemas elaborados nas aulas de Português - 8º ano,  da professora Inês Marcelino.

Sonho um dia ser profissional
Tanto por palcos, teatros, tanto faz
Encantado pelo estudo e pelo musical 
No futebol também me acho capaz

Já me imagino, para mim seria fenomenal,
Ainda com muito para aprender, já me acho um às
Mesmo sem o ver, já o vi, seria surreal 
Com muitas decisões tomadas e por tomar, sempre de pé atrás

Com muitos golpes e um sofrimento letal
Sempre me disseram, se começas acabarás!
Cheio de confiança e fé no meu moral 

Continuamente com fé e gás
No futuro algo me aguarda, mas espero nada de mal
Pouco tempo falta, pois os dias passam, zás-trás


Alexandre M.


Eu perdi o parafuso da minha bicicleta,
sem ele não consigo andar,
Não consigo chegar à minha meta, 
E o meu coração não para de chorar!

Meu sonho é ser atleta,
Mas esta tristeza não consigo apagar, 
É como uma guitarra sem palheta, 
Sem ela, pelo mundo, não consigo passear!

Pelas ruas fui procurar o que perdi,
Encontrá-lo não consegui,
Mas vontade não me faltava!

Seguir em frente, 
E sempre crente,
De que o parafuso encontrava!

Vasco R. e Beatriz M.


Sonho que ando por terras de fantasia
Por montanhas, por rios, por florestas
Defensora da magia, procuro a alegria
Numa aldeia rodeada de terras 

Exausta avisto uma praia
Com águas cristalinas
Ao longo da enseada, uma sereia
E um navio cheio de quinas~

A sereias leva uma flor
Para levar ao seu amor 
Este espera-a formosamente

Ao chegar começa a cantar
O seu canto de encantar 
Que acabou, infelizmente!

Angélica P.

Pelas ruas eu ando,
Em busca do meu destino.
Com o meu coração cantando,
Usando um casaco fino.

Mas sempre ando só,
Neste caminho tão triste.
Que até chega a dar dó,
Saber que tal coisa existe.

Oiço uma voz antiga,
Estou perto do destino, enfim!
Que até fico alegre por ouvir tão bela cantiga.

Com minha alma em grande harmonia,
Sei que este não será o fim,
Mas sim o início de uma nova sinfonia!

Alexandre S.

Saudade eterna

Ai, há quantos anos que meu coração quebrou
Desde a partida da minha companheira.
A minha alma desabou
Que saudade! Partiu para outra fronteira.

Dei a volta ao mundo e à vida
A tristeza levada pelo vento
Fiquei sem rumo e sem saída
Lembro-me bem daquele momento.

Tão longe mas tão perto
viverás sempre na minha memória
só sei que para ela foi o certo.

Queria voltar atrás
Para ter-te de volta
Pois não conseguirei isso, pois sei que nunca voltarás.

Roena M.

O nosso planeta

Ai, há tanto tempo que vemos o nosso mundo desabar
Com tantas maldades do homem
Vimos o nosso planeta a acabar
E ninguém a colocar isso em ordem.

Cortam as árvores para ter papel
Matam animais para ter roupa 
Meu Deus! Que sociedade tão cruel!

Animais morrem para nos alimentar
Vivemos em tão má sociedade
E não há ninguém para os ajudar 
Pena existir demasiada liberdade.

Plásticos para o mar
Tudo a desaparecer
E plantas e animais a morrer.
Roena M.

Sem comentários: