2016/10/18

RIBEIRA QUENTE – PRAIA, PEIXE E PESCADORES

Onde a ribeira encontra o mar e as águas da praia são aquecidas por caldeiras, surge a freguesia da Ribeira Quente.
                Localizada na Ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, fazendo fronteira com o Vale das Furnas, aquando do censos de 2011, a Ribeira Quente tinha 767 habitantes. A  sua extensão é de 9,88 Km2. Esta localidade era inicialmente constituída apenas pela parte que hoje é conhecida por Ribeira, mas, depois da erupção de 1630, surgiu a Ponta do Fogo e a localidade cresceu.
Diz-se que, provavelmente entre 1598 e 1621, antes da erupção, onde atualmente existe a igreja, poderá ter existido um castelo de proteção contra a pirataria que rondava a ilha na época do domínio filipino.
Já na história mais recente, na década de 40 do séc. XX, formou-se a primeira Junta de Freguesia da Ribeira Quente, sendo escolhido para o cargo de presidente Luiz Linhares de Deus e para tesoureiro e secretário respetivamente João Jacinto Linhares Rita e João Vieira Jerónimo. Nessa mesma década, foram inaugurados os túneis de acesso que vieram não só facilitar a deslocação do povo da Ribeira Quente, o qual tinha estado isolado por séculos, como também atrair à freguesia gentes de fora.


Outro aspecto importante é a grande atividade sísmica que existe neste local, estando registado como um dos seus piores sismos o que ocorreu em 1932.


Para além desta catástrofe, no dia 31 de outubro de 1997, deu-se a pior tragédia da Ribeira Quente desde a erupção vulcânica de 1630. Entre as três e as três e meia da madrugada, começaram a cair grandes rochas e volumosos bocados de terra que soterraram e mataram vinte e nove pessoas que dormiam nas suas casas.
                O primeiro presidente Luiz Linhares de Deus, o padre Ângelo de Amaral, que deu o impulso que faltava nas obras do templo em andamento, e o Padre Silvino, fiel à sua profissão desde 1960, foram as figuras mais importantes desta freguesia.
                A Festa do Chicharro é a mais conhecida das festas desta freguesia. Acontece em julho e, em 2016, completou vinte e sete anos. Nos primeiros anos, a festa acontecia no antigo porto, mas, atualmente, decorre no largo da praia. Outra festa também muito conhecida é a de São Paulo, padroeiro da freguesia.
                No final da década de 90, foram construídas novas estradas, um quebra-mar e um novo porto, pois os antigos não tinham as condições necessárias.
                A Ribeira Quente aposta muito na atividade piscatória, possuindo hoje em dia um dos melhores portos dos Açores. A praia também evoluiu ao longo dos anos, sendo considerada por muitos a melhor de São Miguel.
                Por tudo isto e mais, venha visitar esta freguesia e desfrutar também da simpatia das suas gentes.

Fontes:
Jerónimo, Gil Moniz, Povo da Ribeira Quente…Que origem?

Este texto foi produzido por:

Bianca Amaral, nº 3, 8º 1
Brenda Linhares, nº 4, 8º 1
Sara Barbosa, nº 16, 8º 1

Sem comentários: