No dia 27 de fevereiro, a Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros recebeu uma visita especial. Dois representantes do Exército Nacional, um sargento e uma praça, compareceram para uma sessão de esclarecimento destinada às turmas do 12º ano (A/B/C). O objetivo era fornecer informações cruciais sobre a vida militar e as oportunidades oferecidas pelo serviço no exército.
No decorrer da palestra realizada na Biblioteca Escolar, os representantes do Exército Nacional trouxeram à tona uma série de tópicos cruciais relacionados com a estrutura interna, incentivos, remunerações e missões desempenhadas pelo Exército Português. Esta abordagem detalhada revelou não apenas a complexidade das operações militares, mas também os esforços contínuos para garantir o bem-estar e a eficácia das tropas.
Encerrando a palestra, houve a colocação de perguntas, no qual uma delas foi sobre o Dia da Defesa Nacional.
O Dia da Defesa Nacional é único na vida dos portugueses que completam 18 anos de idade. O Dia decorre entre as 9h00 e as 17h30. As unidades militares onde se realiza o Dia da Defesa Nacional estão localizadas o mais próximo possível da área de residência dos jovens. A comparência é obrigatória para todos os jovens portugueses que completaram 18 anos, em território nacional ou estrangeiro, a visualização da convocação é feita também através de editais afixados nas câmaras municipais, nas juntas de freguesia e nos postos consulares. Depois, é só preciso estar presente no Centro ou Núcleo de Divulgação do Dia da Defesa Nacional para o qual são convocados. Quem vive há mais de seis meses fora do país ou quem nasceu e permanece no estrangeiro tem também várias opções para cumprir o dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional.
O Dia da Defesa Nacional foi instituído em 2004 como dever militar e de cidadania. Este dia tem como objetivo sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, permitindo uma maior aproximação entre a sociedade civil e a instituição militar, constituindo, por vezes, a única ocasião de contacto direto da juventude com as Forças Armadas Portuguesas. Os jovens convocados para cumprirem o seu dever militar, têm a oportunidade de conhecer a Defesa Nacional por dentro e o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas. Este é um momento de sensibilização para a importância da Defesa Nacional, o seu caráter multidimensional, com componentes militares e não militares, promovendo uma consciencialização no sentido de reconhecerem que a “Defesa Nacional é um dever de todos”.
Sem comentários:
Enviar um comentário