Parlamento dos Jovens
O parlamento dos jovens foi criado em 1995, este é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do ensino básico e ensino secundário de todo o país, tendo como principal objetivo o de incentivá-los ao trabalho democrático.
Esta edição do Parlamento dos Jovens fica marcada pelo maior número de escolas candidatas desde o seu começo. Com 1028 escolas a concurso, os jovens mostram-se interessados pela democracia, e vontade de ter voz ativa sobre os temas da atualidade mostrando que a edição do ano transato deu frutos! A Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros, no Concelho da Povoação, é uma delas.
Com uma lista candidata, cabeceada por Vítor Rigueira e Beatriz Frias e composta por Matilde Vieira, Artur Palhinha, Maria Bulhões, Beatriz Martins, Jorge Moniz, Filipa Amaral, Fernando Tavares e Vasco Resendes, apresentam 2 medidas para combater uma das maiores epidemias do século XXI, os Distúrbios Mentais.
A Campanha
Apesar de haver só uma lista, esta não perdeu o ânimo na campanha eleitoral que decorreu de 9 a 14 de dezembro de 2022, afixando cartazes e distribuindo panfletos com as suas medidas que combatem os problemas de foro mental.
No debate sobre o tema, que contou com a presença da deputada da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, eleita pelo Partido Socialista, Célia Pereira, que apresentou o Projeto de Resolução n.º 69/XII – “Plano Regional de apoio à Promoção da Saúde Mental para Crianças e
Jovens”, tirou-nos algumas dúvidas sobre os “Tabus da Saúde Mental”. Falou-nos ainda da importância da política e do parlamento no quotidiano, não só nos açorianos, mas também em toda a população mundial – “A política é feita de pessoas para pessoas. O nosso dia a dia é influenciado pela política!” - afirmou a Sra. deputada.
Ainda, falou-nos sobre o seu percurso de vida, antes e depois de ser deputada regional, abordando as dificuldades desta profissão.
Após a intervenção de Célia Pereira, o presidente da lista A, Vítor Rigueira, começou por lamentar a existência de só uma lista concorrente – “Entristece-me saber que a EBSP tem apenas uma lista a concorrer ao Parlamento dos Jovens. O facto de haver opiniões antagónicas é uma mais-valia para uma boa evolução, tanto a nível de debate como a nível enriquecedor das propostas que levamos à Sessão Regional.” Ademais, afirmou que a pandemia nos trouxe novas realidades e um agravamento dos desafios diários que já existiam nas nossas vidas particularmente nos jovens, fazendo com que o os números de pessoas que sofriam com doenças do foro psicológico aumentasse drasticamente. Por fim, Vítor Rigueira e Beatriz Frias apresentaram as suas duas medidas, sendo estas: o Reforço dos cuidados de Saúde Mental nos estabelecimentos de ensino público e a Criação de uma App de ajuda psicológica 24h.
Eleições
As eleições decorreram no dia 15 de dezembro, estas ditaram a vitória à Lista A com 56 votos.
Nestas eleições, que tinham 113 eleitores inscritos, 62 exerceram o seu direito de voto, sendo um saldo positivo comparado com o ano anterior. Foram eleitos para a Sessão Escolar todos os membros da lista a concorrer.
Sessão Escolar
Com a chegada do dia 9 de janeiro, os deputados eleitos voltaram a se reunir, mas desta vez para a Sessão Escolar com o intuito de escolher os 2 deputados e dar os toques finais ao Projeto de Recomendação da escola que vão ser apresentados na Sessão Regional no dia 21 de março na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
A Sessão Escolar decorreu na Biblioteca da Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros, começando com as candidaturas para presidir a mesma. A Filipa Amaral foi a única candidata e foi eleita por unanimidade.
De seguida, deu-se o debate para o Projeto de Recomendação, onde o presidente da Lista sugeriu adicionar uma medida às duas já existentes. Com a aprovação de todos os deputados, começou-se a elaboração de uma 3º medida.
Após um grande debate que teve a participação de todos, e findando o projeto de recomendação, solicitou-se a presença da Psicóloga Escolar Marta Tavares que deu a sua opinião sobre as medidas desenvolvidas pelos deputados. Ademais, fez questão de nos esclarecer as dificuldades atuais de exercer a sua função no âmbito escolar, acentuando a falta de psicólogos nesta área.
Com a opinião da Sra. Dra. Marta Tavares, os deputados acharam por bem alterar uma das suas medidas de modo que tivesse maior impacto na sociedade.
O Projeto de Recomendação, passou por grandes alterações, mas no final as 3 medidas escolhidas foram: Workshops sobre a Saúde Mental e os seus Subtemas; Reforço dos cuidados de Saúde Mental nos estabelecimentos de ensino público, e por último, a criação do projeto piloto “Turn Off”. Este foi aprovado por unanimidade.
Dando por finalizado o Projeto de Recomendação da escola, passou-se à votação para eleger os dois deputados que irão representar a nossa escola na ilha do Faial. Estes foram: Vítor Rigueira com 8 votos e Beatriz Frias com 7 votos, ficando Filipa Amaral como deputada suplente por ter arrecadado 1 voto. Certamente que os deputados irão dar o seu melhor para serem eleitos à Sessão Nacional e conseguir levar consigo as medidas de combate aos distúrbios mentais.
Por último, o então deputado eleito à Sessão Regional sugeriu que o tema que deveria ser levado a debate na próxima edição do Parlamento dos Jovens, deveria ser a restruturação do ensino no país para que os mais novos pudessem mostrar a sua opinião neste tema. Este foi aprovado por unanimidade.
Dada por finalizada a ordem de trabalhos, a presidente da mesa, Filipa Amaral, encerrou a reunião congratulando os deputados eleitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário