2018/12/04

Caça aos Asteróides - EBS da Povoação

O projeto de procura de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (IASC) é coordenado por Patrick Miller da Hardin-Simmons University, no Texas (EUA). No projeto participam escolas de cerca de 40 países.
O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por astrónomos profissionais e amadores. Os seus objetivos são a divulgação e o ensino da Ciência, em particular, da Astronomia e Astrofísica. Aliando investigadores activos em vários domínios de ponta da Astrofísica Moderna, bem como experientes astrónomos amadores, o NUCLIO pretende ser uma referência no meio que se dedica, em Portugal, a atividades de divulgação científica. 
O NUCLIO trouxe o programa para Portugal. Desde 2009, o projeto é coordenado em Portugal pela professora Ana Costa (NUCLIO) cujo trabalho permitiu o crescimento sustentado do IASC em Portugal. O empenho e qualidade do trabalho dos professores e alunos portugueses é reconhecido pelo Prof. Patrick Miller ao admitir no programa cada vez mais escolas nacionais, são já cerca de 50.
Em Portugal o projeto é coordenado pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.

Os alunos da EBS da Povoação matriculados na disciplina de Física do 12º ano participaram na última campanha, que decorreu entre 31 de outubro e 28 de novembro (http://iasc.hsutx.edu/iasc/NUCLIO.html).

E não é que deu frutos? 8 possíveis descobertas!
Estas descobertas preliminares são a 1ª observação de um asteróide. A partir de agora, inicia-se um longo caminho, em que a descoberta só ficará confirmada (descoberta provisória) com a 2ª observação mas o nosso nome ficará, desde já, ligado a estes asteróides como seus descobridores. A partir da 2ª observação, o asteróide passará a ser seguido por vários telescópios e, logo que haja um número de observações suficientes para conhecermos a trajetória (teremos uns 4 a 5 anos de espera...), receberemos um convite do Minor Planet Center (https://minorplanetcenter.net/) para dar nome ao nosso asteróide.
Outros alunos de escolas portuguesas, já batizaram um asteróide, o "Lusitano". Esperamos agora pelo primeiro asteróide "açoriano".

Sem comentários: