2026/02/04

AZORES QUIZ 2026

   


No dia 29 de janeiro, na Biblioteca Escolar da EB 2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros, o Grupo 330, em parceria com a Desliga – Associação de Promoção de Literacia Digital, dinamizou a Fase de Escola do Azores Quiz – Cultura Geral dos Açores: 50 Anos de Autonomia, envolvendo 27 alunos do Ensino Secundário, numa experiência interativa de aprendizagem e celebração da autonomia regional. O questionário assumiu a forma de um Kahoot e todas as questões foram apresentadas aos participantes em língua inglesa. 

A sessão teve como principais objetivos:

Sensibilizar os alunos para a importância histórica e política da autonomia dos Açores.

Promover o conhecimento sobre datas, figuras e instituições-chave relacionadas com a Região Autónoma dos Açores.

Reforçar a identidade regional e a educação para a cidadania junto dos alunos.

Incentivar a aprendizagem ativa e interativa através de uma ferramenta digital baseada em questionários.

Desenvolver competências de literacia digital através da utilização responsável de tecnologias educativas.

Estimular o pensamento crítico e o trabalho em equipa num ambiente lúdico e motivador. 

   O facto de esta atividade ter sido desenvolvida no âmbito da disciplina de Inglês e de o questionário ter sido feito em língua inglesa procura promover:

A aprendizagem da língua inglesa em contexto real, indo além das práticas tradicionais de sala de aula.

Competências de compreensão, especialmente ligadas a temas atuais e culturais.

A interdisciplinaridade, articulando o Inglês com outras áreas, como História, Geografia, Biologia ou Cidadania e Desenvolvimento.

A confiança dos alunos na utilização do inglês, de forma prática, dinâmica e sem pressão académica.

A literacia digital em língua estrangeira, preparando os alunos para ferramentas, conteúdos e ambientes digitais globais.

A igualdade de oportunidades, uma vez que o inglês é a principal língua de acesso a informação, educação e mobilidade internacional.

A sessão terminou com o apuramento dos alunos Carlos Sousa, do 11.º C (3.º Lugar), David Couto, do 11º C (2.º Lugar) e Luís Barbosa, do 12ºA (1.º Lugar). Estes alunos representarão a nossa escola na Fase de Ilha, em março, em data a definir.

   O Grupo 330 agradece a colaboração de todos os envolvidos - alunos participantes, funcionários da BE e técnico de Informática, bem como aos professores que, de alguma forma, contribuíram, motivando e permitindo que os alunos participassem nesta atividade durante o seu tempo de aula.