2024/05/31

Cidadania e Desenvolvimento - Jogos Sem Fronteiras

 

No âmbito da disciplina de Cidadania, desenvolvemos o projeto “Jogos Sem Fronteiras”. Com efeito, no dia 21 de março, a turma do 8º A, apresentou os seus jogos nas turmas do 3.º e 4.º ano da escola MonSenhor João Maurício de Amaral Ferreira e no dia 22 de março apresentou às turmas do 5.º A e B e ao 8º B na Escola Básica e Secundária de Povoação. Os jogos apresentados foram Ouri, Fukuwarai, Cães e Gatos, Tangram, Agon, Achi, Rastros, Micado e Marralhinha. Cada jogo corresponde aos vários continentes, espalhados pelo mundo. 

No dia 26 de abril, foi realizada a Noite da Comunidade na EBSP, na qual houve exposição e venda de artesanato, apresentação do trabalho de cidadania da turma 8ª A “Jogos Sem fronteiras”, 9º C, “Igualdade de género”, atuações da escola das Furnas, atuação do Folclore de S. Pedro e do grupo da Água Retorta e comida tradicional. As turmas 8º VOC e 9º FPB3 colaboraram no serviço de restauração, onde havia bifanas, sopas do Espírito Santo, batatas fritas, malassadas, entre outros. O entretenimento foi realizado pela Academia de Música da Povoação.

2024/05/29

A "Noite da Comunidade"

 

No dia 26 de abril realizou-se na Escola Básica e Secundária da Povoação a atividade a “Noite da Comunidade”, promovida pela a biblioteca escolar, e contou com a colaboração do 9ºFPB3, desde o planeamento e organização, no âmbito do projeto Mundo do trabalho da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

A preparação das sopas do espirito santo ficou a cargo de um grupo de voluntários do Faial da Terra, as malassadas foram confecionadas pelas as assistentes operacionais da EB1/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira e da EB1/JI Professor José leite Furtado e as bifanas pelos os alunos do 8º Vocacional e do 9ºFPB3, que também fizeram o serviço. Durante a Noite da Comunidade, a escola esteve aberta a toda a comunidade escolar e educativa, houve exposição dos trabalhos dos alunos de algumas disciplinas, atuações musicais, dança e muita comida e animação.












2024/05/28

Toma posse novo Conselho Executivo da EBS da Povoação

 


      Tomou posse ontem, dia 27 de maio, pelas 15h30, no gabinete do Conselho Executivo da EBS da Povoação, a lista recém-eleita no passado dia 21.

      A cerimónia foi presidida pela Sr.ª Presidente da Assembleia de Escola, Teresa Farmhouse, que, após ler e assinar a ata, conferiu posse ao novo Conselho Executivo constituído por:

Presidente - Elsa Luísa Ramos da Silva

Vice-Presidente - Joana Maria de Oliveira Gaio

Vice-Presidente - Sara Cristina Ressurreição dos Santos

      Na mesma reunião foram assinados os autos de posse do novo elenco diretivo deste órgão escolar e, no seu primeiro ato oficial, a recém-empossada Presidente Do Conselho Executivo procedeu à nomeação por despacho da nova Assessora Técnico-Pedagógica a quem caberá, entre outras funções, a representação do Conselho Executivo na Escola Básica 1,2,3/JI de Furnas: Marta Maria Gama Coelho.

      Na cerimónia estiveram presentes os membros do anterior executivo que asseguraram a transição de pastas para o novo elenco deste órgão de gestão escolar. A Professora Elsa Silva agradeceu todo apoio que deles recebeu, bem como a dedicação e serviço que o professores Tiago Pinto, Mónica Avelar, Cláudia Rosa e Telma Bernardes prestaram à escola nestes dois mandatos. Manifestou, igualmente, a sua determinação e empenho, e de toda a sua equipa, em servir com dedicação e no melhor das suas capacidades em prol do maior benefício de toda a comunidade escolar.

      Por fim, a Sr.ª Presidente da Assembleia de Escola, Teresa Farmhouse, endereçou às professoras Elsa Silva, Joana Gaio, Sara Santos e Marta Coelho os votos de muito sucesso no mandato que agora iniciam e assegurou a total cooperação do órgão que coordena.








2024/05/27

Visita de estudo à Ribeira Grande 9º FPB3

 No dia 21 de maio de 2024, a turma do 9º FPB3 fez uma visita de estudo à Ribeira Grande.

O nosso percurso iniciou-se junto ao Monumento ao Surfista, passamos pelo Museu de Arte de Contemporânea, pela Praça do Emigrante, Hotel Verde Mar, seguimos pela Avenida junto à praia do Monte Verde em direção às piscinas da Ribeira Grande e terminámos no Jardim do Paraíso.

Após o almoço no Tio Lanches, visitámos o Mercado Municipal e o Museu da Emigração Açoreana e finalizámos a nossa visita na Praia de Santa Bárbara, o spot preferido dos surfistas. 

Ao longo do dia, fizemos o levantamento dos alojamentos locais, hotéis e espaços de restauração, bem como o registo fotográfico de paisagens e do grupo, dos quais escolhemos os seguintes registos:   












Cidadania e Desenvolvimento - Visita de Estudo ao Centro Ambiental do Priolo

 


As turmas do 12.º B e C, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio desenvolvimento sustentável, realizaram uma visita de estudo, no dia 2 de maio, ao Centro Ambiental do Priolo, acompanhados dos coordenadores Daniel Correia e Delfim Vieira.

Situado na reserva florestal da Cancela do Cinzeiro (Nordeste), os alunos realizaram a visita com explicação ao Centro Ambiental e onde se falou do Priolo, do seu habitat, das causas que quase o levaram à extinção e como a SPEA tem trabalhado para conservar a espécie. No final, fez-se um passeio a pé ao jardim de endémicas onde os alunos estiveram em contato com as espécies endémicas e nativas da floresta Laurissilva, bem como observaram e ouviram algumas espécies que lá vivem.

Durante a visita, tivemos uma apresentação detalhada sobre as diversas ações de conservação realizadas pelo Centro. Essas ações incluem monitoramento das populações de Priolo, restauração de habitats e programas de reprodução em cativeiro. O Centro utiliza técnicas avançadas e colaborações internacionais para garantir a sobrevivência da espécie, que é endémica da ilha de São Miguel, nos Açores. Visitamos as instalações educacionais do Centro e participámos numa sessão interativa com educadores ambientais. Foi evidente o compromisso do Centro com a sensibilização do público, a importância da conservação do Priolo e da biodiversidade em geral. 

A visita ao Centro do Priolo foi extremamente produtiva e esclarecedora. Os objetivos da visita foram plenamente alcançados, proporcionando uma compreensão aprofundada dos desafios e sucessos na conservação do Priolo. A experiência reforçou a importância de continuar apoiando estas iniciativas e de promover uma maior conscientização sobre a preservação das espécies ameaçadas.


Visita de Estudo a Ponta Delgada - Roteiro da Hotelaria e Restauração


No passado dia 8 de maio 2024, os alunos do curso Vocacional em conjunto com os alunos do curso Operador de Jardinagem , fizeram uma visita de estudo a Ponta Delgada, visitando alguns pontos turísticos da cidade, tendo especial atenção aos espaços de Hotelaria e Restauração, dos quais escolheram os exemplos abaixo:

Jardim Natural Food & Coffee -Serviço de bar e restauração no Jardim António Borges.

Portas do Mar - Espaços de lazer, comércio  e restauração




Hotel Marina Atlântico - Hotelaria e  Restauração 

Alto do Forte - Apartamentos Turísticos.

City´s Hostel - Alojamento Local 

Parque Atlântico -Praça da Restauração

Visita de estudo aos jardins da Universidade dos Açores e António Borges


No passado dia 8 de maio 2024, os alunos do curso Operador Jardinagem em conjunto com os alunos do curso Vocacional, fizeram uma visita de estudo aos jardins de Ponta Delgada, com especial atenção aos jardins da Universidade dos Açores e António Borges. Ficam, abaixo, alguns registos fotográficos:

Universidade dos Açores
O Jardim da Universidade dos Açores pertence à instituição universitária dos Açores desde 1976, data da sua fundação. Está instalado numa estreita e comprida faixa de terreno com cerca de 1,5 hectares. Foi construído para ser o parque privativo do palacete mandado edificar, no século XIX, pelo 2º Visconde de Porto Formoso. Possui espécies de todo o mundo.








Jardim António Borges
Data do séc. XIX e foi criado por António Borges, um negociante e político açoriano. Hoje é património municipal e o pulmão verde do centro da cidade. Retrata o espírito romântico e pitoresco do século XIX e é utilizado para as mais diversas atividades. Possui espécies de todo o mundo.