2024/12/20

Pinheiro de Natal mágico - Lomba do Botão

 


O Natal é uma época repleta de significados, em que celebramos a união a partilha e a esperança. Para tornar o ambiente da escola ainda mais especial, convidámos os Encarregados de Educação a construir um pinheiro de Natal mágico.

Foi incentivada a ideia de criar uma árvore, qua mais que um simples enfeite, fosse um reflexo do espírito de comunidade que queremos cultivar. Acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para envolvermos as famílias na vida escolar dos nossos alunos e também para sensibilizar a comunidade para a recolha/reutilização dos materiais de desperdício.


Este projeto permitiu igualmente que as crianças e os Encarregados de Educação de forma cooperativa, explorassem conceitos de cidadania e desenvolvimento sustentável de forma divertida.







Agradecemos a colaboração e empenho de toda a comunidade.

Boas Festas para todos

EB/JI LOMBA DO BOTÃO

2024/12/10

Cidadania e Desenvolvimento - Palestra - Discriminação, à luz da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 


A turma A do 10.º ano, como projeto de Cidadania, sob o domínio “Direitos Humanos”, irá promover uma palestra sobre o tema “Discriminação, à luz da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, no dia em que esta comemora o seu 76.º aniversário. Este evento terá lugar no Auditório Municipal da Povoação, no próximo dia 10 de dezembro de 2024, entre as 10h20 e as 11h50. Estão convocadas as turmas do Ensino Secundário da EBS Povoação, contando com a presença da comunidade povoacense. “Entende, reflete, age” é o princípio que a turma pretende transmitir à comunidade presente, com a ajuda de duas oradoras convidadas.
Contamos com a presença de todos!

2024/11/21

Cidadania e Desenvolvimento - 8º ano - Caminhada/limpeza de trilho/piquenique saudável - Furnas


No dia 30 de outubro, no âmbito dum projeto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi organizada pelos alunos do 8.º ano uma caminhada/limpeza de trilho/piquenique saudável que envolveu alunos, pais/encarregados de educação, professores e auxiliares da Escola Básica 1,2,3/ JI de Furnas.

Às 9 horas, os alunos reuniram-se no pátio da escola com o objetivo de receber orientações sobre as regras e cuidados a ter na estrada durante a caminhada até à Lagoa das Furnas e sobre a forma como se iria proceder à limpeza do trilho.

Quando chegaram à Lagoa, os alunos assistiram a uma pequena palestra proferida pelo Dr. Sérgio Medeiros, representante da MUSAMI pela nossa autarquia, sobre o modo como é efetuada a recolha do lixo no nosso concelho e a importância da reciclagem. Depois, foi a vez das Enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar, que explicaram a importância de uma alimentação saudável. Seguidamente, com a organização dos alunos das turmas 7.º1 e 8.º1, foram realizados jogos tradicionais e jogos sobre a reciclagem. No final da manhã, os alunos partilharam um almoço saudável e ecológico na área de piqueniques. Por fim, o dia acabou com uma aula de zumba orientada pela professora Sandra Mendes, uma demostração de kickboxing do aluno Tomás Silva e a caminhada de regresso à escola.

Em jeito de conclusão, a concretização deste projeto possibilitou a socialização entre os alunos dos diferentes ciclos, pais/encarregados de educação, professores e funcionários. Paralelamente, contribuiu para a consciencialização de temáticas importantes como a reciclagem, a preservação do meio ambiente e a alimentação e estilo de vida saudáveis.

Clique aqui para ver as imagens 

2024/09/30

Bairro Feliz - CDEP

 A direção do CDE Povoação esteve hoje na inauguração das urnas e início da fase de votação popular do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce, na loja da Povoação! 

É com grande satisfação que informamos que a nossa causa "Mesa da alegria e do bem-estar" foi selecionada pelo júri e está em votação popular na loja Pingo Doce (Povoação), de 26 de setembro a 26 de outubro. 

Pretendemos com esta participação a aquisição de uma mesa de ténis de mesa para exterior de forma a ser colocada no pátio da EBS Povoação. A mesa contribuirá para a prática do exercício físico e fomenta o convívio no espaço escolar. 🏓

Quando fizer compras na loja Pingo Doce (Povoação), vai receber uma moeda Bairro Feliz e, para nos ajudar, só tem de a colocar no mealheiro da causa "Mesa da alegria e do bem-estar" (mealheiro com a letra A).

Vote em nós até dia 26 de outubro! 

Um gesto seu pode fazer toda a diferença!

2024/06/24

Cidadania e Desenvolvimento: Chuvas ácidas: A Ameaça Invisível



As chuvas ácidas são um fenómeno atmosférico em que a precipitação apresenta alta acidez. Normalmente, a chuva tem um pH de cerca de 5,6 devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na troposfera. Quando a acidez da chuva é maior que a causada pelo CO2 dissolvido ou o pH é inferior a 5,6, ela é considerada chuva ácida.

   A acidez da chuva é causada pela solubilização de gases presentes na atmosfera, como o enxofre e o azoto, cuja hidrólise é ácida. Esses gases são libertados tanto de forma natural, quanto antrópica, mas as fontes antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis na indústria e nas centrais elétricas e os gases produzidos por veículos a motor, são as principais responsáveis pelas chuvas ácidas. No entanto, também existem causas naturais para a emissão desses gases, incluindo erupções vulcânicas, terremotos, incêndios naturais, relâmpagos e processos biológicos nos solos.

!ATENÇÃO! ⚠️

Uma das principais causas naturais presente no nosso país são as fumarolas, existentes nos Açores, mais especificamente na ilha de São Miguel, na freguesia das Furnas.

As caldeiras das Furnas libertam grandes quantidades de enxofre (S) diariamente na atmosfera, que se combinam com o oxigénio do ar para formar óxidos de enxofre. Esses óxidos reagem com a água, originando os principais ácidos causadores das chuvas ácidas: ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido sulfuroso (H2SO3). 

A presença das chuvas ácidas resulta em vários fatores negativos:

• Na saúde: Elas libertam metais tóxicos do solo, contaminando rios e outros cursos de água que podem ser usados pelo Homem e causando sérios problemas de saúde. Na ilha de São Miguel, isso inclui a contaminação das ribeiras e do mar.

• Nos edifícios: A chuva ácida acelera a corrosão de materiais usados em construções, danificando estruturas como barragens e turbinas de energia. Em São Miguel, isso resulta numa maior corrosão dos monumentos.

• No meio ambiente: A chuva ácida causa desflorestação, destruindo habitats e afetando a fauna e flora únicas. Também acidifica os solos, prejudicando plantações como bananas e ananás, e remove íons essenciais para o crescimento de plantas como hortênsias.

Para diminuir estes problemas, podemos e devemos tomar algumas medidas de prevenção, como por exemplo:

• A redução do consumo de energia;

• O incentivo ao uso dos transportes públicos;

• O uso de combustíveis mais limpos: álcool, biogás, entre outras.

!CURIOSIDADE! ⚠️

Na nossa ilha já existem algumas centrais de energia geotérmica para diminuir o uso e queima de combustíveis fósseis que libertam para a atmosfera óxidos que, ao interagirem com a água, formam a chuva ácida. 

Texto produzido pelos alunos do 11.ºA, no âmbito do domínio 'Educação Ambiental', de Cidadania e Desenvolvimento - 2023/24. 

2024/06/14

Torneio de futsal - 8º A

 Na passada terça-feira, dia 30 de abril de 2024, a turma 8.º A ajudou na organização do torneio de futsal, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Povoação, no qual participaram 18 equipas: 4 da Escola das Furnas, 2 da Escola Profissional da Povoação e 12 da EBS da Povoação, sendo equipas femininas e masculinas. 

Cada jogo teve uma duração de 12 minutos, dividido por vários escalões: 2 masculinos do 5.º ao 8.º ano de escolaridade e do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, incluindo a referida Escola Profissional; 1 único escalão feminino, composto pelas 7 equipas femininas.

As equipas vencedoras foram “As Vintage”, no escalão feminino, os “Homosapiens”, no escalão masculino do 5º ao 8º ano, e no escalão masculino do 9º ao 12º ganhou a equipa da Escola Profissional presente.

A colaboração do 8.ºA, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, consistiu em contar pontos, tirar fotografias, vigiar as entradas, saídas e casas de banho do pavilhão, tratando também do som. 

Em suma, esta atividade proporcionou um bom convívio entre toda a comunidade escolar, muita diversão e novas experiências.

                                                                Homosapiens                                                                    

Escola Profissional equipa masculina 

Vintage

2024/05/31

Cidadania e Desenvolvimento - Jogos Sem Fronteiras

 

No âmbito da disciplina de Cidadania, desenvolvemos o projeto “Jogos Sem Fronteiras”. Com efeito, no dia 21 de março, a turma do 8º A, apresentou os seus jogos nas turmas do 3.º e 4.º ano da escola MonSenhor João Maurício de Amaral Ferreira e no dia 22 de março apresentou às turmas do 5.º A e B e ao 8º B na Escola Básica e Secundária de Povoação. Os jogos apresentados foram Ouri, Fukuwarai, Cães e Gatos, Tangram, Agon, Achi, Rastros, Micado e Marralhinha. Cada jogo corresponde aos vários continentes, espalhados pelo mundo. 

No dia 26 de abril, foi realizada a Noite da Comunidade na EBSP, na qual houve exposição e venda de artesanato, apresentação do trabalho de cidadania da turma 8ª A “Jogos Sem fronteiras”, 9º C, “Igualdade de género”, atuações da escola das Furnas, atuação do Folclore de S. Pedro e do grupo da Água Retorta e comida tradicional. As turmas 8º VOC e 9º FPB3 colaboraram no serviço de restauração, onde havia bifanas, sopas do Espírito Santo, batatas fritas, malassadas, entre outros. O entretenimento foi realizado pela Academia de Música da Povoação.

2024/05/29

A "Noite da Comunidade"

 

No dia 26 de abril realizou-se na Escola Básica e Secundária da Povoação a atividade a “Noite da Comunidade”, promovida pela a biblioteca escolar, e contou com a colaboração do 9ºFPB3, desde o planeamento e organização, no âmbito do projeto Mundo do trabalho da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

A preparação das sopas do espirito santo ficou a cargo de um grupo de voluntários do Faial da Terra, as malassadas foram confecionadas pelas as assistentes operacionais da EB1/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira e da EB1/JI Professor José leite Furtado e as bifanas pelos os alunos do 8º Vocacional e do 9ºFPB3, que também fizeram o serviço. Durante a Noite da Comunidade, a escola esteve aberta a toda a comunidade escolar e educativa, houve exposição dos trabalhos dos alunos de algumas disciplinas, atuações musicais, dança e muita comida e animação.












2024/05/28

Toma posse novo Conselho Executivo da EBS da Povoação

 


      Tomou posse ontem, dia 27 de maio, pelas 15h30, no gabinete do Conselho Executivo da EBS da Povoação, a lista recém-eleita no passado dia 21.

      A cerimónia foi presidida pela Sr.ª Presidente da Assembleia de Escola, Teresa Farmhouse, que, após ler e assinar a ata, conferiu posse ao novo Conselho Executivo constituído por:

Presidente - Elsa Luísa Ramos da Silva

Vice-Presidente - Joana Maria de Oliveira Gaio

Vice-Presidente - Sara Cristina Ressurreição dos Santos

      Na mesma reunião foram assinados os autos de posse do novo elenco diretivo deste órgão escolar e, no seu primeiro ato oficial, a recém-empossada Presidente Do Conselho Executivo procedeu à nomeação por despacho da nova Assessora Técnico-Pedagógica a quem caberá, entre outras funções, a representação do Conselho Executivo na Escola Básica 1,2,3/JI de Furnas: Marta Maria Gama Coelho.

      Na cerimónia estiveram presentes os membros do anterior executivo que asseguraram a transição de pastas para o novo elenco deste órgão de gestão escolar. A Professora Elsa Silva agradeceu todo apoio que deles recebeu, bem como a dedicação e serviço que o professores Tiago Pinto, Mónica Avelar, Cláudia Rosa e Telma Bernardes prestaram à escola nestes dois mandatos. Manifestou, igualmente, a sua determinação e empenho, e de toda a sua equipa, em servir com dedicação e no melhor das suas capacidades em prol do maior benefício de toda a comunidade escolar.

      Por fim, a Sr.ª Presidente da Assembleia de Escola, Teresa Farmhouse, endereçou às professoras Elsa Silva, Joana Gaio, Sara Santos e Marta Coelho os votos de muito sucesso no mandato que agora iniciam e assegurou a total cooperação do órgão que coordena.








2024/05/27

Visita de estudo à Ribeira Grande 9º FPB3

 No dia 21 de maio de 2024, a turma do 9º FPB3 fez uma visita de estudo à Ribeira Grande.

O nosso percurso iniciou-se junto ao Monumento ao Surfista, passamos pelo Museu de Arte de Contemporânea, pela Praça do Emigrante, Hotel Verde Mar, seguimos pela Avenida junto à praia do Monte Verde em direção às piscinas da Ribeira Grande e terminámos no Jardim do Paraíso.

Após o almoço no Tio Lanches, visitámos o Mercado Municipal e o Museu da Emigração Açoreana e finalizámos a nossa visita na Praia de Santa Bárbara, o spot preferido dos surfistas. 

Ao longo do dia, fizemos o levantamento dos alojamentos locais, hotéis e espaços de restauração, bem como o registo fotográfico de paisagens e do grupo, dos quais escolhemos os seguintes registos:   












Cidadania e Desenvolvimento - Visita de Estudo ao Centro Ambiental do Priolo

 


As turmas do 12.º B e C, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio desenvolvimento sustentável, realizaram uma visita de estudo, no dia 2 de maio, ao Centro Ambiental do Priolo, acompanhados dos coordenadores Daniel Correia e Delfim Vieira.

Situado na reserva florestal da Cancela do Cinzeiro (Nordeste), os alunos realizaram a visita com explicação ao Centro Ambiental e onde se falou do Priolo, do seu habitat, das causas que quase o levaram à extinção e como a SPEA tem trabalhado para conservar a espécie. No final, fez-se um passeio a pé ao jardim de endémicas onde os alunos estiveram em contato com as espécies endémicas e nativas da floresta Laurissilva, bem como observaram e ouviram algumas espécies que lá vivem.

Durante a visita, tivemos uma apresentação detalhada sobre as diversas ações de conservação realizadas pelo Centro. Essas ações incluem monitoramento das populações de Priolo, restauração de habitats e programas de reprodução em cativeiro. O Centro utiliza técnicas avançadas e colaborações internacionais para garantir a sobrevivência da espécie, que é endémica da ilha de São Miguel, nos Açores. Visitamos as instalações educacionais do Centro e participámos numa sessão interativa com educadores ambientais. Foi evidente o compromisso do Centro com a sensibilização do público, a importância da conservação do Priolo e da biodiversidade em geral. 

A visita ao Centro do Priolo foi extremamente produtiva e esclarecedora. Os objetivos da visita foram plenamente alcançados, proporcionando uma compreensão aprofundada dos desafios e sucessos na conservação do Priolo. A experiência reforçou a importância de continuar apoiando estas iniciativas e de promover uma maior conscientização sobre a preservação das espécies ameaçadas.


Visita de Estudo a Ponta Delgada - Roteiro da Hotelaria e Restauração


No passado dia 8 de maio 2024, os alunos do curso Vocacional em conjunto com os alunos do curso Operador de Jardinagem , fizeram uma visita de estudo a Ponta Delgada, visitando alguns pontos turísticos da cidade, tendo especial atenção aos espaços de Hotelaria e Restauração, dos quais escolheram os exemplos abaixo:

Jardim Natural Food & Coffee -Serviço de bar e restauração no Jardim António Borges.

Portas do Mar - Espaços de lazer, comércio  e restauração




Hotel Marina Atlântico - Hotelaria e  Restauração 

Alto do Forte - Apartamentos Turísticos.

City´s Hostel - Alojamento Local 

Parque Atlântico -Praça da Restauração