2017/02/01

O abandono e o sofrimento dos animais domésticos.

Na sequência da leitura de uma comovente e sentida crónica do escritor Manuel Pina (1943-2012) sobre o abandono e sofrimento dos animais domésticos, os alunos do 8º ano da EB 1,2,3/JI das Furnas redigiram textos de opinião sobre esta temática.

Eis algumas das conclusões que se destacaram:
«Se quer ter um animal de estimação, tem de ter condições quer económicas quer de espaço em casa, deve tratá-lo bem, com amor e carinho acima de tudo. E não se esqueça: se maltratar, à prisão vai parar.»
Maria Costa Linhares , nº 9
Xavier Viveiros Moniz, nº 22

«Espero que todas as pessoas sejam boas para os seus animais de estimação porque, apesar de não falarem, mostram que têm carinho e amor pelos donos.»
Bianca Moniz Amaral, nº 3
Vanessa Cabral Moniz, nº 20

«Na nossa opinião, o abandono dos animais deve deixar de existir. O abate de animais deve morrer. As agressões físicas devem ser penalizadas. O envenenamento dos animais deve ser encarado como um homicídio.»
Bruno Furtado Cardoso, nº 5
Pedro Martinho Melo Costa, nº 12

«Na minha opinião, o animal doméstico ou selvagem deve ser tratado com dignidade. Todo o ser humano deve ser humilde com os animais.»
Daniela Cabral, nº 6
Vítor Santos, nº 21

«Antes  de adotar um animal, tens de ter condições para o receber. Para além disso, tens de estar preparado para lhe dar amor e carinho, pois recebes o que dás.»
Alexandra Costa Vieira, nº 1
Ana Luísa Silva Cardoso, nº 2
Sabrina Amaral Furtado, nº 14

Sem comentários: